Who am i...

outubro 29, 2007

Cocas o sapo




Ouvir com som!!!

P.S.-Este é para a MARIA DO ROSÁRIO ;)

outubro 24, 2007

O que somos (ou não)

Tem corrido por todas as televisões e pela Internet o vídeo do (animal) espanhol que agrediu uma rapariga equatoriana em plena carruagem de metro, as imagens chocam e causam indignação a qualquer pessoa, no entanto, houve uma coisa que me chocou quase tanto como as agressões e que foi o facto de estarem mais pessoas na carruagem, uma delas bem visível no vídeo e que reagiu como se nada se tivesse a passar. Essa pessoa ouviu e percebeu tudo, mas limitou-se a "assobiar para o lado", isto revoltou-me e muito.
No entanto e um pouco mais a frio pensei, quantos de nós tomaríamos uma atitude naquele momento? Uma "COISA" que tem atitudes daquelas só pode ser uma aberração da natureza, não tem valores, não tem noção das coisas, pode agredir qualquer um de forma gratuita sem ter a noção do alcance das suas atitudes, qual de nós arriscava a nossa integridade física ou até mesmo a nossa vida para o chamar à atenção ou até mesmo responder na mesma moeda?
A atitude daquela pessoa que observou tudo sem nada fazer é um exemplo claro da nossa sociedade dos dias que correm, assobiar para o lado quando todos à volta se matam. Desde que eu tenha comida na mesa não me interessa se o meu vizinho passa fome, desde que eu esteja quente e confortável não me interessa se os outros passam frio, desde que eu esteja bem de saúde não me interessa se perto de mim está alguém a passar mal, desde que ninguém me toque não me interessa se ao meu lado está alguém a ser espancado... É esta a nossa sociedade, a tal chamada evoluída e de primeiro mundo.
Provavelmente contra mim estou a falar, sinceramente não sei se eu no lugar daquele passageiro tomava alguma atitude, talvez sim, talvez não.
O meu primeiro pensamento foi que naquela situação respondia ao agressor da rapariga na mesma moeda, mas depois... E se ele estava armado? E se ele me aleija a sério? E se me mata? E se vou parar ao hospital por me meter numa cena que não me diz (não diz?) respeito? Tenho vergonha destes pensamentos, assumo que tenho, mas acho que é o que 90% das pessoas pensam numa situação daquelas.
É como vos digo, talvez tomasse uma atitude... Ou talvez não...

A nossa informação

Ontem, terça-feira dia 22 de Outubro, vi durante a hora de almoço e por azar na TVI a triste notícia da morte por afogamento dos turistas ingleses que tentavam salvar os filhos das fortes correntes que assolam o Algarve (ALLGARVE) por estas alturas.
A notícia consistia (como foi) na enorme tragédia que foi o sucedido, no facto de ficarem seis filhos órfãos, etc, etc... Como é normal na TVI apenas se focaram na tragédia sem dai tirar qualquer lição e aprendizagem.
Por volta das 3h da manhã de terça para quarta estava eu muito bem a fazer um zaping quando parei por uns momentos na SKY NEWS para ver as noticias que estavam a passar, qual foi o meu espanto quando reparei que estavam a dar a mesma noticia que a TVI tinha dado horas antes, até aqui nada de novo, falaram populares, falaram amigos da família das vitimas, falaram da tragédia... Essas coisas todas. No entanto, e para meu espanto (sim estou mesmo habituado aos noticiários portugueses) no final da noticia a SKY NEWS aproveitou para tirar algumas ilações deste acontecimento e para fazer essa coisa estranha que é INFORMAR e FORMAR as pessoas em relação a situações similares, então passou a explicar que as pessoas devem evitar praias sem vigilância, que não devem arriscar quando não conhecem o mar, mas mesmo depois de arriscar e de as coisas começarem a correr mal, que se deve evitar nadar contra a corrente, que se deve nadar sempre paralelo à costa e evitar o pânico até chegar ajuda, etc, etc...

TVI - Dá-nos a conhecer a tragédia.

SKY NEWS - Dá-nos a conhecer a tragédia e INFORMA-NOS como devemos reagir em situações de perigo idênticas às do acidente.