maio 24, 2006
maio 02, 2006
Onde estáva em 2000
Onde estávamos nós em 2000?
Em 2000 tinha eu 17 anos (ia fazer 18 em Novembro, não percebo bem porquê mas faço anos sempre na mesma altura), andava na Calazans Duarte, já namorava com a Frederica vivia ainda na minha casa antiga, fui jogar para os juniores do S. C. Pombal e na minha aparelhagem estava sempre a tocar Smashing Pumpkins. Foi o ano que assisti ao meu primeiro concerto de Smashing (nesse ano assisti a 2 concertos deles) e de Pearl Jam. Posso dizer que foi um bom ano!
Por essa altura só estudava (ou andava na escola…), namorava e jogava futebol, o verão era passado na praia e o Inverno na escola a fazer gazeta ou a ir conversar para as aulas, pouca coisa me preocupava e as responsabilidades eram quase nulas.
Passava tardes no operário, fazia listas para a associação de estudantes e dei os primeiros passos nas artes plásticas com o meu amigo Pedro Leitão a desenhar escaramofumbitos nas aulas, cheguei a cometer a loucura de ir a pé da Calazans para a escola da Boavista para passar o intervalo com a Frederica.
Penso que foi nesse ano que fomos vítimas de censura na Calazans quando o Emanuel Gameiro (que vim agora a saber que é artista contemporâneo, o gajo tinha jeito!) fez um cartaz para a nossa lista em que aparecia um belo par de mamas, ah, eu era o presidente.
Acho que foi nesse ano também que as raparigas da minha turma se iam juntando para me bater só porque numa determinada aula gozei (nessa altura tinha essa habito) com um amigo delas (um daqueles rapazes que andam sempre com raparigas, até para a casa de banho… antes fazia-me impressão, agora é na boa).
Foram bons tempos, mesmo muito bons!
See, people? We can stop the rain
E se eu vos disser que faz hoje precisamente 10 anos que os Smashing Pumpkins tocaram pela primeira vez em Portugal?
Foi precisamente no dia 02 de Maio de 1996 que Billy Corgan, James Iha, D`arcy, Jimmy Chamberlin e Johnattan Melvoin tocaram pela primeira vez em Portugal, num concerto que lhes ficou marcado para sempre e que um dia na despedida da banda Corgan afirmou ter sido um dos melhores de sempre da banda. Sobre esse concerto e Portugal Corgan afirmou mesmo que lhes mudou a vida "num dia Jimmy estava morto e no outro estava vivo!" comentou Corgan sobre a overdose de Chamberlin no final do concerto de cascais, Chamberlin não se ficou por aqui e mais tarde em New York provou mais do mesmo juntamente com Johnattan Melvoin, vindo Melvoin a falecer e Chamberlin a ser expulso da banda.
Reza a história (e eu conheço pessoas que estiveram lá e tenho o audio do concerto que não deixa mentir) que começou a chover durante o concerto, Billy não se escondeu, avançou no palco e tocou à chuva!!! A dada altura Billy comaça a dizer: " STOP, STOP STOP!!! See. people? We can stop the rain!!!" E não é que a chuva parou mesmo?
Hoje é dia de recordar...
P.S.- Penso que este concerto existe em video, é raro, mas deve existir. SE VIER AQUI ALGUEM QUE TRABALHE NA RTP QUE ME AJUDE SFF, PAGO BEM POR ESSE VIDEO! ;)
Links: http://pt.wikipedia.org/wiki/The_Smashing_Pumpkins
http://www.geocities.com/smashingpumpkinspt/cascais/index.htm